?

Log in

No account? Create an account

Previous Entry | Next Entry

Expectativas para 2013

2012 foi um ano interessante a nível de lançamentos mas sinceramente não me apetece fazer um post de "melhores de 2012" porque não acho que tenha ouvido tudo o que foi lançado (nem perto disso) e portanto acho que os outros principais sites de notícias de rap fizeram um melhor trabalho do que eu poderia fazer.

Portanto, em alternativa, aqui fica um post sobre os álbuns que aguardo com maior expectativa para o próximo ano.

De notar que os álbuns que vou mencionar podem nem sequer sair no próximo ano. É possível que sim e nesse sentido escrevo este post, mas não tenho qualquer informação dos artistas ou das editoras nesse sentido. E se calhar até há álbuns que vão sair e já foram anunciados e eu nem me estou a lembrar. E já agora, é a lista dos álbuns que EU mais aguardo, não a lista dos melhores artistas de 2013 ou assim.

Cá fica a lista, em nenhuma ordem em particular:

Valete - Homo Libero

O Valete é um dos MCs de que mais gosto e há mais tempo. É um MC que tem sempre algo de relevante a dizer. As últimas músicas que têm saido (Meu País, Os Melhores Anos, Mulheres da Minha Vida) têm mostrado uma rara capacidade de absorver o que se passa na sociedade à sua volta e transformá-lo em músicas que nos tocam profundamente. Isto sem nunca cair em lugares comuns ou frases feitas. Sei que muita gente preferia o Valete do Educação Visual, mas tudo tem o seu tempo e acho que este novo caminho que o Valete percorre agora é na direcção de maior maturidade musical, mais perfeccionismo e até mais seriedade, sem nunca perder de vista o liricista do tempo de Canal 115. É sem dúvida um dos álbuns no qual ponho a fasquia mais elevada. Adoro as produções do Nave e acho que combinam na perfeição com a nova abordagem do Valete. Não espero nada abaixo de espectacular.

Nerve - Trabalho & Conhaque - ou - A Vida Não Presta & Ninguém Merece a Tua Confiança

É para mim um privilégio poder dizer que já tive a oportunidade de ouvir partes do que será este álbum e apesar de achar que é sempre boa ideia manter as expectativas realistas, a verdade é que só espero algo espectacular vindo daqui. O Nerve desde que começou a rimar que tem uma escrita muito acima da média combinada com uma métrica e word play inteligentes que têm vindo a melhorar cada vez mais nos últimos anos, já para não falar de um flow dos mais flexíveis que tenho ouvido. Portanto não é um caso de um MC que era razoável e foi melhorando, mas sim de um MC que era bom e se foi tornando incrível. É também um MC que não tem pressa nenhuma de "mandar um álbum cá pra fora", o que significa que este álbum já está em andamento há bastante tempo e que as arestas estão a ser limadas ao milímetro. Não sei até que ponto os habituais ouvintes do Nerve vão gostar ou não desta nova linha de rap, mas para mim, se este não for o álbum do ano, há-de andar muito lá perto.

Compilação Lingua Nativa

Este muito pouca gente deve saber o que é, mas eu explico. A Lingua Nativa é uma label do produtor suiço-galego Deloise (que os fãs da Matarroa devem conhecer bem) que tem como principal focus/missão promover e celebrar o rap feito, como o próprio nome indica, na língua nativa. Algures no futuro próximo deverá sair uma compilação com o selo desta label de vários sons produzidos pelo Deloise - que é um produtor do melhor que há, e daí incluir este trabalho nesta lista - e com participações de MCs espanhóis e portugueses. Não faço ideia do estilo nem da lista completa das participações, mas só pelo Deloise, sem dúvida que vai ser um trabalho do caraças.

Regula - Gancho

Não incluo este álbum aqui pelas mesmas razões que os anteriores. Este álbum para mim será, ironicamente ou não, um tira-teimas (lol). Isto é, nos últimos anos os sons do Regula não me têm chamado particularmente à atenção, mas recentemente ele lançou dois sons, o Kill Bills - que é do caralho - e o Casanova - que prefiro não comentar - e portanto agora estou com curiosidade de ver para que lado é que o álbum vai pender. E um à parte totalmente não relacionado com nada: lá de onde eu sou, "Gancho" tem um significado completamente diferente. Acho que nunca vou conseguir dizer o nome deste álbum sem me rir.

AVC

2011 e 2012 foram bons anos para os elementos de AVC, que lançaram álbuns a solo com muito mérito próprio, ainda que muito diferentes entre si e completamente diferentes de AVC. No entanto, pelo que já pude ouvir do próximo álbum de AVC (que não deve demorar muito a sair) parece-me que vem aí serious business. O avacalho do costume mas com maior individualismo e mais consistência sonora. Ou então não. Quem sabe. Vamos aguardar.

Tilt - Alimentar Crianças com Cancro da Mama

O Tilt é um mc pouco convencional que até há pouco tempo não conseguia perceber. Tem um flow/métrica fora do comum e uma escrita pouco linear que no passado fez com que não percebesse o que é que ele estava a fazer ou onde queria chegar. Mas mais recentemente, nomeadamente desde a participação dele na Compilação No Karma com A Núvem, mudei completamente de opinião. No próximo ano o Tilt vai lançar este trabalho cujo título já deixa antever que não vai ser nada fácil de digerir mas diferente e interessante vai ser de certeza. Tenho muita curiosidade de ver como é que o público vai reagir.

EDIT: Após este post fui informada no facebook que 2013 trará também um novo álbum de Dealema!
EDIT: Outros álbuns que o pessoal do facebook teve a gentileza de me recordar e que irei acrescentando à medida que vierem: Kristoman, Marechal, NBC - Toda a Gente Pode Ser Tudo, Ferry, Nocas - Auto-Cultivo, Expeao, Tribruto, Minus, Simple, Bob, Deau, Keso, Stray, Capicua, Blasph - Frankie Diluvio e J-K vai lançar, ao contrário de rumores lançados pelo próprio.

Profile

nico logo
nicolau
Joana Nicolau

Tags

Latest Month

October 2016
S M T W T F S
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031     
Powered by LiveJournal.com
Designed by Kyle Flood